A grande maioria dos alunos mais novos procura a biblioteca da Escola de Santa Catarina da Serra como um espaço de desenho e criação livre. Usando esta vontade de uma forma dirigida foi possível levá-los a inventar contos.
No âmbito do Projeto Ler, Criar e Fazer, desenvolvido na Biblioteca pelas professoras Celina Santiago e Cristina Aveiro um grande conjunto de alunos criou e ilustrou contos de acordo com a sua criatividade.
Por intuição foram sendo criados os métodos de inventar os contos e escrevemos mesmo uma receita para inventar contos de encantar:
https://
As histórias e as ilustrações foram organizadas em livros coloridos e apelativos para pequenos e graúdos. Os livros estão expostos na biblioteca para que todos os possam ver. Para levar a mais pessoas o que foi feito, foi criado o blog:
https://
Nesta aventura os envolvidos assumem-se como um grupo de inventores de contos que incluem crianças, adolescentes e adultos no prazer de inventar, escrever e ilustrar os contos que nascem quando estamos juntos.
Fomos desafiados a concorrer ao concurso “Uma Aventura Literária” e enviámos a concurso:
-“A boneca que não falava”
-“O livro dos desenhos grandes, o livro dos desenhos pequenos e o livro dos sonhos”
-“O amor de um valente cavaleiro”
-“A casa da floresta”
-“Um almoço de frutas e legumes falantes”
-“Onde está a minha princesa?”
-“Romance na praia”
-“O pássaro azul”
-“As irmãs: uma descoberta na gruta”
Foi com enorme surpresa e alegria que o conto “A casa da floresta” ganhou o 2.º prémio ex-aequo na categoria de texto original.
A “A Casa da floresta” foi inventada, contada e ilustrada pelos alunos da turma do 2.ºL: João Gomes (7 anos), Simão Nunes (8 anos), José Neves (7 anos), Dinis Neves (7 anos), também ilustraram a Madalena Costa (7anos), Alexandre Santos (7 anos).
0 comentários:
Enviar um comentário